quarta-feira, 1 de setembro de 2010

2º Bimestre - Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro - 9º A, B e C / 1º H, J, K e L - Profª Mariana Gadelha

         A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é o resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
       A Olimpíada é um programa de caráter bienal e contínuo. Em anos ímpares, atende diversos agentes educacionais: técnicos de secretarias de educação que atuam como formadores, diretores e professores. Em anos pares, promove um concurso de produção de texto para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, visando proporcionar um ensino de qualidade para todos. 
      O tema do concurso é "O lugar onde vivo" e escrever sobre isso requer leituras, pesquisas e estudos, que incitam um novo olhar a cerca da realidade e abrem perspectivas de transformação. 
      A partir destas atividades organizamos algumas oficinas: pesquisa, leitura e produção textual de crônicas.
    Nas primeiras oficinas os alunos puderam pesquisar a biografia e ler crônicas de alguns escritores consagrados, entre eles: Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e Carlos Drummond de Andrade.
    Nas oficinas seguintes o tempo foi destinado à produção textual e é a apresentação dos trabalhos. Nesse momento os alunos desenvolveram habilidades de leitura e de interação com os colegas, ora criticando, ora sugerindo, mas ao mesmo tempo tecendo um olhar atento e sensível aos fatos do dia-a-dia.

































 

6 comentários:

  1. Oi, gente! Primeiro quero parabenizar a professora Mariana pela excelente iniciativa desse blog. Ele será uma ferramenta a mais p/ a melhoria da aprendizagem do aluno e um meio p/ nos comunicar c/ alunos, professores e pessoas envolvidas em educação. Qto a exposição do artista plástico Vik Muniz foi mto legal, suas obras são geniais e ao mesmo tempo de uma simplicidade estonteante. Abraços, professora Amparo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, gente! Só pra corrigir meu erro: ... e um meuo p/ nos comunicarmos c/ alunos.... Desculpa a desatenção, besos, Amparo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, gente! Mais uma falta de atenção: é um meio p/ nos comunicarmos... Besos, Amparo.

    ResponderExcluir
  4. Mariana,parabéns pela iniciativa e pelo trabalho maravilhoso que você está realizando!!!
    É realmente muito bom saber que podemos contar com uma profissional dedicada e competente com você!!!

    ResponderExcluir
  5. QUE PENA EU Ñ ESTAVA,MAS AS FOTOS FICARAM ÓTIMAS;É REALMENTE MARAVILHOSO TER VC COMO PROFESSORA!!!!!!BJS

    ResponderExcluir
  6. AH!Ñ SE PREOCUPE QUE EU VOU DAR UM JEITINHO DAS QUE ESTÃO COMIGO FICAREM GUARDADAS AQUI TAMBÉM,PRINCIPALMENTE AQUELA SUA QUE EU TIREI NA SALA!!!!!!!RSRSRSRS

    ResponderExcluir