quinta-feira, 16 de setembro de 2010

VISITA AO CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

        Há mais de 10 anos imerso no cenário cultural do Brasil, o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, encanta, educa, entretém e inquieta os olhares para as múltiplas formas de expressões artísticas. É assim que se apresenta este Centro Cultural para todos os "amantes das artes: artistas e admiradores".
       E foi com este título de: "amantes das artes", que nos lançamos em mais uma aventura pedagógica-cultural. Desta vez, além do apoio do laboratório de Informática, contamos com a parceria dos professores da área de Ciências Humanas.
     Nossos objetivos vão além dos que promovem e vivenciam a interdisciplinaridade, procuramos estimular a gosto pelas artes, pela cultura e pela astronomia e despertar nos alunos o senso crítico e investigativo.
     Iniciamos nosso passeio cultural visitando a Exposição Mestre Graciano e Família no Memorial da Cultura Cearense, (MCC) uma homenagem ao mestre Manoel Graciano, um dos mais prestigiados escultores ainda vivos do Ceará.
        A exposição mostra uma retrospectiva de seus trabalhos, além de obras de seus familiares, filhos e netos.
      Visitamos também uma exposição formada por brinquedos populares que estimula a memória e ativa a sensibilidade, intitulada: Brinquedo: A Arte do Movimento.
         Ainda no MCC ficamos fascinados com a Exposição Vaqueiros que percorre o universo do Vaqueiro utilizando recursos cenográficos, ensaios fotográficos e objetos  ligados ao cotidiano do vaqueiro.
        Já no Planetário Rubens de Azevedo nos aventuramos numa extraordinária viagem pelo universo, guiados pelo próprio Galileu. Esta experiência mexeu com nosso imaginário fantástico. Com uma narrativa atualizada Galileu nos revela os segredos do universo e fala sobre suas descobertas científicas indispensáveis para o progresso da ciência.
         Por fim, mas não menos importante, conferimos a Exposição De Picasso a Gary Hill que reúne obras de vários artistas internacionais, entre eles Marc Chagal, Salvador Dali e Picasso.
       Já no cenário nacional conferimos obras Aldemir Martins e Antônio Bandeira. Uma conexão dinâmica entre o passado e o presente, entre o nacional e o internacional.
          Assim, retornamos à escola com mais uma bagagem cultural, cansados, mas felizes, muito felizes!!! 







 


 






2 comentários:

  1. Adorei as fotos e os momentos em que estávamos lá,foi maravilhoso;parabéns Mariana por ser essa pessoa excelente que você é,continue assim!!!!!!!!!!!bjs

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que todos que fizeram essa visita ao Dragão do Mar voltaram muito felizes, pois a arte é tudo de bom, nos possibilita novos olhares e horizontes a tudo ao nosso redor, a nós mesmos e aos outros. Parabéns a todos os professores e alunos por esse passeio pedagógico-cultural. Besos, professora Amparo.

    ResponderExcluir