terça-feira, 12 de agosto de 2014

DIA D DA LEITURA 

No dia 04 de agosto foi realizado na escola PJS o Dia D da Leitura. Essa atividade escolar faz parte de um projeto da área de Linguagens e Códigos e acontece uma vez por mês sempre na primeira aula.

Um dos textos utilizados pela equipe de Língua Portuguesa foi o texto do escritor e professor da UECE e UNIFOR Batista de Lima que foi publicado no jornal Diário do Nordeste com o seguinte título: Estudante e aluno.

A professora Mariana gostou bastante do texto e quis que o aluno ao ler fizesse alguns questionamentos sobre a sua vida estudantil. Acrescentou no texto as perguntas: Quem pode comemorar esse dia? e E aí, você é aluno ou estudante?

Veja o que diz o escritor:
"O aluno não lê porque não tem tempo, o estudante não tempo porque lê. A leitura deve ser permanente na vida. Ser estudante é permanecer estudando a vida toda. O aluno estuda para a prova, o estudante estuda para a vida. Por isso que hoje em dia, em sala de aula, é perfeitamente possível identificar estudante e aluno. O aluno se preocupa com a presença, vibra com os feriados, festeja a falta do professor e almeja apenas o diploma. O estudante prefere a primeira fila de carteiras, o aluno se põe no fundo d sala. Por isso que o primeiro se torna amigo do  professor, o segundo tem o mestre como um verdugo, empulhando guilhotina."


Mais um trecho:
"O estudante gosta de livros, frequenta biblioteca, organiza em casa seu acervo. Ele se atualiza em jornais, revistas e noticiários. O aluno sabe a escalação de seu time, o itinerário de seu cantor de forró, mas não sabe quem é o diretor de sua escola, o prefeito de sua cidade. Não leva livros para a escola e tira cópia do caderno dos colegas estudantes. Enquanto o estudante engrandece sua escola e apoia seus professores, o aluno se martiriza por ter que ir às aulas." 

Muito importantes essas considerações sobre estudante x aluno. É fundamental que os professores incentivem os estudantes para essas reflexões e debates, a fim de enriquecer a dinâmica em sala de aula.

E o texto termina com essas sugestões:
Diante de tantas encruzilhadas por que passa a nossa educação, sugerem-se, para a transformação de nossos alunos em estudantes, algumas soluções. 

1. Primeiramente, que as escolas sejam de tempo integral. Que possuam bibliotecas com o mínimo de cinco livros para cada matriculado.

2. Que os professores sejam remunerados de tal forma que também possam ter tempo integral numa mesma escola.

3. Que os equipamentos escolares sejam modernos e motivem os alunos a permanecerem no recinto escolar. 

4. Finalmente, que os governantes tratem a educação como um bem de primeira necessidade. Só assim teremos condições de transformar nossos alunos em verdadeiros estudantes.

É isso aí, gente!!
Diante do que foi exposto, aproveitamos para parabenizar os estudantes pelo seu dia, 11 de agosto, que possamos ter sempre mais estudantes que alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário