segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Africanidade 2010

   O Projeto Africanidade surge com o propósito de incentivar os alunos a identificarem a cultura afro-brasileira como uma cultura co-irmã e também oportunizar os educandos a uma reflexão crítica e consciente da importância histórica desse povo que dedicou sua vida a trabalhos escravos. Não tiveram direito a herança das terras do Brasil. Foram explorados e espoliados na construção do patrimônio cultural e econômico do país.

   Portanto, a escola Presidente José Sarney reviverá a história de nosso herói Zumbi de Palmares que em 1694 lutou contra a destruição do quilombo por Domingos Jorge Velho. Morto em 1695, hoje lembrado como símbolo da luta dos negros contra a opressão.

   A tomada de consciência dos afro-descendentes é de fundamental importância para que a sociedade brasileira se aperceba das desigualdades sociais e étnicas que ainda hoje dificultam a construção de uma verdadeira democracia em nosso país.
 
 
 
 
   Neste projeto procuraremos difundir uma consciência coletiva da cultura afro-brasileira através de práticas que contribuam para a valorização, o respeito ao negro como cidadão brasileiro, pertencente à mesma etnia, com direitos sociais e a conviver em harmonia no mesmo espaço social.


PAGODE
     O pagode designa festas, reuniões para se compartilhar amizades, música, comida e bebida. Surge como celebração do samba em meados do século XIX e se consolida no século XX no Rio de Janeiro. Mesmo antes já eram celebradas estas festas em senzalas de escravos negros e quilombos. Com a abolição da escravatura e fixação dos negros libertos no Rio de Janeiro e que têm uma relação intrínseca com o sincretismo de religiões de origem africana, como o candomblé, a umbanda - o pagode se consolida com a necessidade de compartilhar e construir identidade de um povo recém liberto, e que precisa dar outra função ao corpo que até então é somente instrumento de trabalho. Por isso a relação estreita entre música e dança na cultura de origem africana, além do fato de ter a síncopa como principal característica da construção técnica-musical, derivada da percussão marcadora do ritmo.

   Antigamente, pagode era considerado como festa de escravos nas senzalas. No final da década de 1970, no Rio de Janeiro o termo passou a ser associado a festas em casas e quadras dos subúrbios cariocas, nos calçadões de bares do Centro do Rio e da periferia, regadas a bebida e com muito samba. A palavra pagode no sentido corrente surgiu de festas em favelas e nos fundos de quintais cariocas que falavam sobre sentimentos (alegrias e tristezas) das pessoas que lá moravam. 
 











SWINGUEIRA
   Swingueira é uma mistura de samba duro, com sensualidade e graça.
   “É o tchan” e o “Terra Samba” são os grandes responsáveis pela chamada de “terceira onda da música baiana”, ou seja, a swingueira.
 
 




 



MARACATU
    Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e europeia. Surgiu em meados do século XVIII. Foi criado para formar uma crítica as cortes portuguesas.
   Os cortejos de maracatu são uma tentativa de refletir as antigas cortes africanas, que ao serem conquistados e vendidos como escravos trouxeram suas raízes e mantiveram seus títulos de nobreza, para o Brasil.
   O Cortejo é composto por uma bandeira ou estandarte abrindo as alas. Logo atrás seguem a dama de paço, que carrega a mística Calunga, representando todas as entidades espirituais do grupo. Atrás dela seguem as baianas e pouco depois a corte e o rei a rainha dos maracatus. O titulo de rei e rainha é são passados de forma hereditária. Essa ala representa a nobreza da Nação.

   De cada lado seguem as escravas ou catirinas, normalmente jovens, que usam vestimentas de chitão.

   Mantendo o ritmo do desfile seguem os batuqueiros. Os instrumentos são diversos, alfaias, que são tambores, caixas ou taróis, ganzás e ABs, esse conduzidos de por mulheres que vão a frente desse grupo e que fazem do seu toque um show a parte.
 
 
  Vassalo, um escravo que leva o PALIO(guarda-sol que protege os reis).










Yabás, mais conhecidas como baianas, que são escravas.








 Dama do paço, mulher que leva em uma das mãos a CALUNGA(boneca de madeira, ricamente vestida e que simboliza uma entidade ou rainha já morta).







 Porta-estandarte, que leva o estandarte; este contém, basicamente, o nome da agremiação, uma figura que o represente e o ano que foi criada.














 Rei e rainha, as figuras mais importantes do cortejo, e é por sua coroação que tudo é feito.
















Figuras da corte: príncipes, ministros, embaixadores, etc.





 
 






 

"Waka Waka (This Time for Africa)"
É uma canção da cantora Shakira, com a participação da banda sul-africana Freshlyground. Foi escolhida como a canção tema da Copa do Mundo FIFA de 2010, que foi sediada na África.
 
Waka Waka (Esto Es África) Shakira

Llegó el momento, caen las murallas
Va a comenzar la unica justa de las batallas
No duele el golpe, no existe el miedo
Quitate el polvo, ponte de pie y vuelves al ruedo

Y la pasión, se siente
Espera en ti tu gente

Ahora vamos por todo
Y te acompaña la suerte
Tsamina mina zangalewa
Porqué esto es África

Tsamina mina eh, eh
Waka Waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa
Porqué esto es África

Oye a tu dios y no estarás solo
Llegaste aquí para brillar y lo tienes todo
La hora se acerca, es el momento
Vas a ganar cada batalla, ya lo presiento

Hay que empezar de cero
Para tocar el cielo

Ahora vamos por todo
Y todos vamos por ellos
Tsamina mina zangalewa
Porqué esto es África

Tsamina mina eh, eh
Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa
Anawa aa

Tsamina mina eh, eh
Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa
Porqué esto es África

Porqué esto es África
Porqué esto es África










Todos juntos (Dessa vez é pela África)

Você é um bom soldado
Escolhendo suas batalhas
Levante-se
Sacuda a poeira
E volte ao caminho

Você está na linha de frente
Todos estão olhando
Você sabe que é sério
Estamos nos aproximando
Ainda não é o fim

A pressão aumenta
Você sente
Mas você tem o que precisa
Acredite

Quando você cair, levante
Oh, oh..
E se você cair, levante
Oh, oh...

Tsamina mina
Zangalewa
Pois essa é a África

Tsamina mina eh eh
todos juntos eh eh

Tsamina mina zangalewa
Anawa aa
Dessa vez é pela África

Ouça o seu Deus
Esse é o nosso lema
É a sua hora de brilhar
Não espere na fila
E vamos por todos

As pessoas estão aumentando
Suas expectativas
Vá em frente e as alimente
Este é o seu momento
Sem hesitar

Hoje é o seu dia
Eu sinto
Você preparou o caminho
Acredite

Se você cair, levante
Oh, oh...
E quando você cair, levante
Oh, oh...

Tsamina mina zangalewa
Anawa aa
Dessa vez é pela África

Tsamina mina eh eh
todos juntos eh eh

Tsamina mina zangalewa
Anawa aa

Tsamina mina eh eh
todos juntos eh eh

Tsamina mina zangalewa
Dessa vez é pela África



Madagascar
    Madagáscar ou Madagascar é um país africano que compreende a Ilha de Madagascar e algumas ilhas próximas. Está situado ao largo da costa de Moçambique separado pelo Canal de Moçambique. Os vizinhos mais próximos de Madagáscar são a possessão francesa de Mayotte, a noroeste, a possessão francesa da Reunião, a leste, e as suas dependências Ilhas Gloriosas (noroeste), Juan de Nova (oeste), Bassas da Índia e Europa (sudoeste) e Tromelin (leste), as Comores a noroeste e as Seychelles a norte. Sua capital é a cidade de Antananarivo.

   Madagascar também é um filme de animação gráfica estadunidense lançado em 2005. O filme teve tanto sucesso que acabou gerando uma sequência: Madagascar 2.

    O filme conta a história de quatro animais do zoológico de Nova Iorque que foram transferidos para a África, porém perdendo a rota para Madagascar.

Personagem

Marty, a zebra
Alex, o leão
Melman, a girafa
Glória, a hipopótamo
Rei Julien, um lêmure
Pinguim Capitão
Pinguim Kowalski
Pinguim Recruta
Pinguim Rico
Maurice, um aie-aie





CAPOEIRA

Raízes africanas
     A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.

No Brasil
     Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.
     Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.
     A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.
     Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.

Três estilos da capoeira
    A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.


 
31 JULHO DIA DA MULHER AFRICANA
    Relembramos que no dia 31 de Julho se comemora o internacional da Mulher Africana e que a origem da data foi na Conferência da Mulheres do Oeste Africano em 1961.

   Ali surgiu a ideia de comemorar o dia da Mulher Africana, e um ano mais tarde a 31 de Julho de 1962 em Dar Es Salaam, foi criada organização Panafricana das Mulheres que tem como principais objectivos a luta pela promoção de todas as mulheres africanas.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A MULHER AFRICANA
    Sabe-se que o esqueleto do espécimen humano mais antigo do mundo é de uma mulher africana com idade de 3,5 milhões de anos, descoberto na África Oriental pelo Professor Leakey e denominado por ele Lucy (Lúcia) deduzindo-se assim que Eva, o primeiro ser humano, era mulher e africana.





















2 comentários:

  1. Parabenizo ao colégio Presidente José Sarney pelo Projeto: Africanidade. Foi um show de cores, música, dança, capoeira, maracatu, enfim de manifestações artísticas que nos fizeram refletir sobre a consciência negra e a grande influência que o povo africano tem em nossa formação e identidade brasileira. PARABÉNS A TODOS!!

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  2. Toda iniciativa que visa a união de povos e o respeito as diversas culturas devem ser incentivadas afim de se construir uma sociedade mais justa e solidária. O projeto africanidades deu um show e nos revolou um pouco mais desta cultura que nos permeia, haja vista que nossos irmãos africanos tiverem grande parcela de contribuição na construção da identidade de nosso país, portanto parabenizo toda a escola Pres. Jose Sarney, em específico os líderes deste movimento tão importante, pela iniciativa e pela realização de tão belo Projeto.

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